domingo, 29 de abril de 2012

Chiara Civello no Invito Personale, parte 4!

Quarta parte do show feito para a rádio italiana. Desta vez, após a entrevista, Chiara relembra uma de suas primeiras músicas, "Ora", cantando também "Problemi" (versão italiana de Problemas, composta com a Ana Carolina)e Non Avevo Capito Niente, faixa que encerra o terceiro CD, 7752. A entrevista se encontra transcrita após o vídeo (parte 1, parte 2, parte 3):




Entrev: Brava, bravissima essa garota! Então, de Roma a Bsoton a New York, depois falaremos de NY, porque a gente já chegou ao Rio! Você foi encontrar um amigo...

CC: Só um momento...agora estou confusa, este aqui (microfone)... o verde é para falar? Porque aqui, garotos, que estão em casa, senhores e senhoras, aqui tem uma tecnologia avançadíssima, tem um microfone para falar e outro para cantar, tem um maravilhoso banco vermelho onde o ______ está sentado com seu Ipad, se comunicando com o mundo...quero descrever para todos os ouvintes! Tem também maravilhosas cadeirinhas muito confortáveis, cômodos, amarelinhos, distribuídos, tipo em descida, tipo num anfiteatro, tem os alto-falantes, estamos ao vivo e tem um som, como, o retorno, que sai, temos também belíssimos monitores... e bem, você falou que eu fui ao Brasil para encontrar um amigo, sim, na verdade, eu estava querendo escapar de tudo que estava acontecendo em NY, turnê, segundo disco, eu queria ir para o calor, e meu único amigo ali era Daniel Jobim, porque hoje tenho praticamente uma família...e então comprei uma passagem e fui encontrá-lo.
Entrev: E você então imergiu em sessões musicais, festas...

CC: Eu ali, na verdade não entendo quando estou trabalhando e quando estou me divertindo, é a mesma coisa, é tudo igual.... e também, toda a minha paixão pela música brasileira, é um sentimento que tenho em mim há muito tempo....depois, com dezoito anos, quando fui para a America, conheci tantas pessoas e lugares diferentes, e conheci esta música maravilhosa e desde então comecei a compor com vários artistas, conheci vários artistas....
Entrev: Entre eles Ana Carolina... que é um nome que o publico conhece ...

CC: Ana Carolina, exato, também Maria Gadú, que agora é conhecida aqui na Itália, Jorge Vercillo, também conheci compositoes incríveis como Antônio Villeroy, Dudu Falcão
Entrev; Ah, também temos um suporte de nosso colega Max Tomasi, mando um abraço, o “brasilólogo” de Rai Radio 1, então ... e agora?
CC: E agora, por exemplo, essa canção que vem agora, é uma canção que tem influências, um pouco, do Brasil na harmonia e também é uma canção do meu primeiro disco e decidimos reapresentar nesta turnê, porque é uma música linda, rítmica....

Entrev: Bem, agora vou repetir as datas da turnê: 25 de abril no teatro Moderno em Fusignano, 01 de maio estará no Torino Jazz Festival, 03 de maio no teatro del Fuoco em Foggia, como eu disse Milão e Roma, nos dias 07 e 08, e dia 11 no teatro Comunale em Bologna

Entrev: E tu quando sonha, sonha em inglês, italiano ou “brasiliano”? Português?
CC: Não sei, ao meu ver, tem uma língua nos sonhos, não sonhamos em uma língua, ao meu ver, quando acordamos, pensamos e verbalizamos, não se sonha em uma língua, ao menos isso é para mim...

Entrev: Tu sonha com os dedos sobre este piano!

CC: Com este maravilhoso instrumento é difícil não sonhar!