quarta-feira, 7 de março de 2012

Traduções do "The Space Between" (2007)

Finalizando o Especial The Space Between, comemorando o 1 mês do blog feito no dia 04/03, queríamos agradecer a todos os fãs que ajudaram para as quase 6.000 visitas que tivemos nesses 30 dias, pelo apoio, pelos emails e pelos elogios ao que é feito aqui. Esperamos que vocês continuem nos visitando e nos ajudando a divulgar cada vez mais o trabalho da Chiara, tanto no Brasil quanto em outras partes do mundo. :)

Para fechar, nada mais justo do que, depois de tanto falar sobre o segundo álbum da Chiara, traduzir as letras que tanto representam para o crescimento artístico dela. Sem mais delongas, sempre lembrando que são traduções feitas com a devida licença poética...



Noite


Noite
Tenha uma boa noite
E se há problemas em sua mente
Sempre existe o amanhã
Então, por agora
Desligue a


Luz
Se divirta
Aproveite as sombras
Bonitas demais
Para serem deixadas para trás


Vida
Tenha uma boa vida
E se o último dia alguma vez
Te pegar de surpresa
Apenas finja
Que não existe fim
Para o seu adeus


Se Você Alguma Vez Pensa em Mim


A primavera não é tímida aqui
É ensolarada e verde
De volta para um quarto
Entre
Algum lugar e nenhum lugar
Eu adoraria estar
Então eu me deito e me pergunto
Se você alguma vez pensa em mim


Vejo muitos rostos
Sem nome
Provo pratos regionais
De algum lugar e nenhum lugar
Estou perdida e livre
Então eu penso e me pergunto
Se você alguma vez pensa em mim


Porque você e eu
Nunca estamos sob o mesmo céu


Todos os dias
E toda noite
Eu digo "Olá"
E quero dizer "Adeus"
De algum lugar e nenhum lugar
Então eu canto e me pergunto
Se você alguma vez pensa em mim


Porque você e eu
Nunca estamos sob o mesmo céu


Dias passam
Sonhos tornam-se cinzas
Mais cedo ou mais tarde
Todos vamos fugir
Algum lugar e nenhum lugar
Sempre estaremos
E com nossas asas na saída
Prestes a se libertar
Vou parar e me perguntar
Se você alguma vez pensa em mim



Um Passo Depois do Outro
(tradução da Katherine Lima) 


Um passo depois do outro
Compreenderas
E o meu lento canto
Revestirá
Os seus medos
Com a liberdade
Um história só é real
Quando termina


Um passo depois do outro
Aprenderás
Nas gotas do tempo
Entre agora e nunca
Em um outro homem
Um coração
Aguarda o porquê
De eu poder dançar no escuro
Somente contigo
Meu Coração Partido


Sozinha sob as estrelas
Sozinha com meu violão
Estou prestes a pegar todo o amor que você pode dar
Dentro do meu coração partido


Não conte muitas mentiras
Não culpe a lua e, por favor, não chore
Estou prestes a pegar todo o amor que você pode dar
Dentro do meu coração partido


Eu somente vejo luas azuis
Quando posso ver seus olhos
Essa canção é para você
De um coração partido
Apenas cante junto
Sob as estrelas


Eu somente vejo luas azuis
Quando posso ver seus olhos
Essa canção é para você
De um coração partido
Apenas cante junto
Sob as estrelas
Senhor Amor Verdadeiro


Senhor amor verdadeiro
Dançando e irradiando
No meu céu borrado
Você é como o brilho da lua
E bem na minha janela
Você veio se esconder


Senhor amor verdadeiro
Trocando minhas lágrimas
Por um sorrido
Posso deixá-lo ir
E voltar para a solidão
Por um pequeno instante?


Tenho esperado tanto tempo
Por alguém como você
Mas agora que você está aqui
Estou tão desamparada e confusa
Com você


Oh, senhor amor verdadeiro
Sempre encantando
Meu olho cansado
Não me diga mesmo se souber
Quando você atinge como um trovão
Você sempre tem que morrer?




Sem Ele (Ela)


Passo as noites numa cadeira pensando que ele estará lá
Mas nunca chega
E eu acordo e limpo as lágrimas dos olhos
E levanto para encarar mais um dia
Sem ele


Simplesmente não é mais engraçado quando você entra por uma porta
Para um quarto vazio
Você entra e pede uma mesa para um, não é engraçado
Quando você tem que passar um dia
Sem ele
Sem ele


Estouramos um belo balão e ele nos levou para a lua
É uma coisa linda
Mas agora está acabado
E soa como uma mentira
Se eu disser que prefiro morrer à viver sem ele
Sem ele


O amor é uma coisa linda
Quando sabe balançar e se divertir como um relógio
Mas os ponteiros do relógio dizem para os amantes se separarem
Então está partindo meu coração
Passar um dia sem ele


Ilha


Começa o dia como o dia mais comum
No outono cinzento da cidade
Os meus pensamentos são como a lentidão das Nuvens
Para voltar à realidade
A realidade


A estrada procura a sua cor inutilmente
E desaparecem as atividades
A chuva lava as belas lembranças da gente
E o verão aos poucos se vai
Se vai


É o seu retrato ao fundo
Que se ilumina
E é a voz do teu mundo
Que me liberta


Entre os muros de uma nova confusão
Um arrependimento encontra uma mentira
E entre as coisas que eu não soube amar
Eu reencontro a minha ilha
Ilha


É o seu retrato ao fundo
Que se ilumina
E é a voz do teu mundo
Que me liberta
Gaivotas


Gaivotas voando pela minha mente
Preguiçosas pelo mar
Fluindo em tons de azul até irem embora
Eu transformo todos os meus pensamentos em você nessa canção


Traços de mágoa na areia
Derramadas pela baía
Eles desaparecem nas ondas que rolam e se desfazem
Mas seu nome permanece indelével


Balance, balance, continue oscilando
E deixem na minha canção suas penas
Que os seus olhos
Possam se fechar e nos ver juntos


Memórias chorando para o sol
Desamparadas no mar
Eu serei a garota que você nunca conheceu em um verão
Você será uma canção que terei que cantar para sempre

Não Me Pergunte Porque


Por agora eu tento
Mas tudo o que eu sei não se aplica
Então eu
Tudo o que faço é chorar
Chorar


Sabe, naquele dia
Eu juntei todas as coisas que você não disse
E descobri
Que tudo o que você fez foi mentir
Mentir


Não me pergunte porque
Porque
Você ainda é o único que faz minhas lágrimas secarem
Não me pergunte porque
Porque
Tão facilmente
Você me mata e você me conforta


Então hoje
Eu emoldurei uma foto sua
Virada de costas

Trem "L"


Uma lua minguante está brilhando alto
Na Union Square
Um sentimento de expectativa
Pairando no ar
Sinto que uma mudança está vindo
De algum lugar bem dentro
Entro na estação
E te levo para um passeio


Trem L
Trem do amor
Trem L
Por favor me leve até o fim da linha


Levantando na escuridão
Fundo embaixo da terra
De alguma forma me sinto exultada
Pelo som estridente do metal
E eu olho pela janela
Para o mundo que deixo para trás
Escondendo-se nas sombras
Você ganha velocidade na minha mente


Trem L
Trem do amor
Trem L
Por favor me leve até o fim da linha

Cotovia


Cotovia
Você tem algo para me dizer?
Não vai me contar onde meu amor pode estar?
Existe um prado na névoa
Aonde alguém espera para ser beijado?


Oh cotovia
Você viu algum vale verde na primavera?
Onde meu coração pode ir numa jornada
Através das sombras e da chuva
Para uma estrada coberta por flores


E no seu voo solitário
Você não ouviu a música na noite?
Maravilhosa música
Tênue como um desejo de um punhado
Louco como um vadio
Triste como um cigano fazendo serenatas para a lua


Oh cotovia
Não sei se você pode achar essas coisas
Mas meu coração está voando nas suas asas
Então se você vê-las em qualquer lugar
Você não vai me levar lá?
Oh cotovia
Você não vai me levar lá?


Nascida Para Navegar Longe


Filha única da lua e do sol
Ela aprendeu a amar o espaço entre os dois
Muita liberdade, muito espaço
Para que ela pudesse desabrochar


O aparelho a ensinou a sorrir
Ela não era tímida mas para gargalhar levou um tempo
E todos os professores ficaram surpresos
Ela está aprendendo primeiro a cair e depois a levantar


Porque ela nasceu para navegar longe
Ela nasceu para navegar longe


Numa costa de listras tortas
Ela se perguntou para onde todas as estrelas haviam ido
Até que as encontrou nos olhos dele
O amor perfeito no qual ela podia crescer


Mas ela nasceu para navegar longe
Ela nasceu para navegar longe


O vento sopra e o tempo voa através dela
Ela sabe que está indo para algum lugar
O vento sopra e o tempo voa através dela
Ela está sempre indo para algum lugar


Mas ela nasceu para navegar longe
Ela nasceu para navegar longe



Sua Casa


Olhos sem medo
Mãos de vento em cordas douradas
Sua melodia
Meu desabrigado rei da alegria
E da tristeza
Ouça


Você
Seu sorriso sem lua
Meu guerreiro silencioso do amor
Não muito longe
Entre lugar nenhum e o adeus
Há um coração
Que você pode achar
E que pode ser sua casa agora


Deixe-me ser sua casa agora