segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Traduções do "Al posto del mondo"!

Depois de muito penar com a língua estrangeira, o SOFA' conseguiu terminar as traduções do CD novo da Chiara. Para facilitar o entendimento, não nos prendemos ao aspecto literal dos versos, então em alguns momentos pedimos o mínimo de licença poética. Lembrando sempre que a beleza das composições da Chiara está justamente na abstração e imaginário fértil, apesar de tratar de temas comuns. Por isso, podem soltar a imaginação e apurar a sensibilidade na hora de tentar entender as canções. :)


Hei, caro garoto
(Civello/Scandaletti)


Hei, caro garoto
Eu vou te mostrar
As partes escondidas do meu passado
Eu sei que te machuquei
Incendiei corações e
Amarrei algumas flores com minha possessão
Hey, caro garoto
Dentro do fogo coloquei as mãos
E cometi erros mais uma vez, mais uma vez
Conto os vidros quebrados e são frágeis
Apago um cigarro nas nuvens
E tu,
Suspenso em um fio transparente
Corta e pega tudo ou nada.
Hey caro garoto,
Me faz bem
Não vamos pensar
Naquilo que falei
Não vamos pensar
Naquilo que falei
Quebre as regras
Me dê coragem que possa parar
O medo que sinto mais uma vez, mais uma vez
Conto os vidros quebrados e são frágeis
Apago um cigarro nas nuvens
E tu
Suspenso em um fio transparente
Corta e pega tudo ou nada

Tenho que ir
(Civello/Harris)


Tenho que ir, tenho que ir
Tenho que ir, tenho que ir
Tenho que ir, tenho que ir
Porque está muito quente aqui
Meus olhos estão cheios de lágrimas
Tenho que ir, tenho que ir
Tenho que ir, tenho que ir
Eu estou ficando louca
Não tente me encontrar
Tenho que ir, tenho que ir
Tenho que ir, tenho que ir
Tenho que ir, tenho que ir
Tenho que ir, tenho que ir
Você tem sido tão cruel, meu amor
Meus olhos estão cheios de lágrimas
Tenho que ir, tenho que ir
Tenho que ir, tenho que ir
Vou deixar você para trás
Não tente me encontrar
A mim não deves mais falar
(Civello/Bungaro)


O amor pesa
Dentro de uma casa
Como a espera
Para uma esposa
O amor muda
Quando se despe
E enquanto se olha no espelho
Não encontra a vontade
Mas eu te surpreenderei
Eu te surpreenderei
A mim não deves mais falar
Aquilo que sinto não sabes
E não me serve o tempo
Eu caminho contra o vento
E não me importa se você é
A mim não deves mais falar
Amor eu te invento
E te tenho dentro
O amor chega
Quando chega ao fim
E de repente
Te reconhece
O amor engana
Te compra uma rosa
E enquanto te encanta te rouba todas as coisas
Mas eu te surpreenderei
Te surpreenderei
A mim não deves mais falar
Aquilo que passo não sabes
E não me serve o tempo
Eu caminho contra o vento
E não me importa se você é
A mim não deves mais falar
Amor eu te invento
E te tenho dentro
O amor pesa
O amor muda
O amor chega
O amor engana
O coração é um cigano
(Migliacci/Mattone)


Havia uma ferida no fundo do meu coração
sofria, sofria
Eu lhe disse "não é nada" mas mentia
Eu chorava, chorava
Para você é tarde e já noite
Não me retenha, me deixe aqui
Me disse não olhar nos meus olhos
E me deixou cantando assim:


"Que culpa eu tenho
Se o coração é um cigano e vai
Correntes não tem
O coração é um cigano e vai
Até que encontre
O campo mais verde que existe,
Colherá suas próprias estrelas
E se irá parar, quem sabe
E irá parar"


O encontrei depois de um ano, outra noite
Ele ria, ria
Me apertou, sabia que meu coração
Batia, batia
Me disse "vamos ficar juntos esta noite"
Que vontade de responder sim.
Mas sem nunca olhar em seus olhos
Eu o deixei cantando assim:


"Que culpa eu tenho
Se o coração é um cigano e vai
Correntes não tem
O coração é um cigano e vai
Até que encontre
O campo mais verde que existe,
Colherá suas próprias estrelas
E se irá parar, quem sabe
E irá parar"
Desculpa
(Civello/Tejera)


Me deixa acreditar em uma palavra
que possa amarrotar meus lençóis
Me faz sentir como é precisar de ti
Noite distraída, já esquecida
Costure novamente em mim um vestido de seda
No escuro que prova a manhã
Eu quero ele, mas tenho você perto
Desculpa
Se amanhã não serei a mesma
Me dê um beijo que substitua
Todos aqueles que não vou querer mais te dar
Usa tuas mãos sem uma promessa
E me iluda de que não terá fim
Esse abraço é preciso para esquecer
Me deixa acreditar nesse momento
Como um encontro esculpido no vento
Não afunde comigo
Me usa, como eu te uso
Desculpa
Se amanhã não serei a mesma
Me dê um beijo que substitua
todos aqueles que não vou querer mais te dar
Usa tuas mãos sem uma promessa
E me iluda de que não terá fim
Esse abraço é preciso para esquecer
Ele

E se
(Civello/Tejera/Cavalli)


E se
Não esperasse
E quisesse de repente
Sentir
O sabor que tem
O pão quando tem fome
Mas você
Não descobre mais
Enquanto foges, você sabe
Que eu quero
Também o seu irresistível
Engano e mais
Não sei mais se é você
Ou um outro que
Quando está na cama, aqui
Comigo suspira e
Me segura, me prende e me liberta
E depois me recolhe
Dentro das suas margens
Para te reconhecer
Quem sabe
Que batida tem
O coração
Quando verdadeiramente deseja
Mas você
Enquanto está parado
Dentro dos meus sonhos
Te invento, te acendo
Te movo, te perco e depois
Não sei mais se é você
Ou um outro que
Quando está na cama, aqui
Comigo suspira e
Me segura, me prende e me liberta
E depois me recolhe
Dentro das suas margens
Para te reconhecer
Problemas
(Civello/Carolina/Falcao)


Esta distância entre nós
Divide o momento pela metade
Com a sua voz eu desejo
Mas com as palavras não quero
E quem pode resolver
Os problemas de nós dois?
Se é difícil agora
Se um minuto a mais é o mesmo
Nem te tendo perto
Posso entender se
Se você me quer de verdade
De manhã eu sinto que não te amo mais
Na noite não há paz se não há você
E quando encontro uma saída
Você muda os seus sonhos
E complica a minha vida
Conheço muito bem todos os seus gestos
Palavras que seus olhos dizem para os meus
E se para você a guerra já acabou
Eu mudo os meus sonhos
E saio da sua vida


Mas Uma Vida Não
(Tejera/Rossi)


E já olho o teto enquanto vais embora
Nem sequer um olhar te darei
Para te dizer adeus
Soubesse como era romântica
A ideia de ter te usado antes de que
Você me usasse
A linha que divide você
Você de mim
Não a ultrapassamos nunca
Não quero perder histórias
Agora me visto e depois renasço sem você
De flores amargas e sem cor
Posso encher a casa
Mas a vida não
Agora dissolvido no ar solúvel
E este amor-sombra, já difícil
Não vou vou mais tocar
No fundo entre os intervalos inúteis
Não somos mais os mesmos, somos fúteis
Não somos heróis
De um velho filme
Ele olha para ela: "É uma vida que te espero, sabes"
Não quero histórias que se perdem
Agora me visto e depois renasço longe daqui
De dias amargos me dê um pouco
Se sofre sempre muito
Mas uma vida não
Problema
(Civello/Bacharach)


Quando à noite você perambula
Nos meus sonhos, ali você permanece
Olhe para as paredes de gelo e raiva
Que você construiu em volta do meu dia
Ah!
Eu consigo te sentir em todos os lugares
Você é como veneno no ar
Impossível, impossível de suportar


Dentro de seus olhos de âmbar
Vou olhar até que você se vá
Porque eu sei o caminho para fora de você, problema
Dentro do brilho do sol
Ah!
Eu consigo te sentir em todos os lugares
Você é como veneno no ar
Impossível, impossível de suportar
Porque eu sei o caminho para fora de você, problema
Dentro do brilho do sol
Ah!
De novo consigo te sentir em todos os lugares
Você é como veneno no ar
Impossível, impossível de suportar
Você pode cantar isso em todos os lugares
Enquanto eu canto isso para o ar
Você pode ouvir isso em todos os lugares, agora